PROPÓSITO

PROPÓSIT

Vim ao mundo prá escrever...

Vim prá ler todos os livros...

ver todos os quadros...

" Tirar " todas as fotos...

Sentir na pele, todas as 4 estações...

E viver da troca de idéias, experiências e " energia boa "...

Como se cada dia fosse o último!...

Meu marido me chama de " esganada " !...

Acho que sou.

E é nessa ânsia de registrar cada sensação, decepção ou paixão, sentimento...

Que, a partir de hoje, vou me atirar,

prá tentar cumprir o que sinto e sempre senti:

QUE NÃO ESTOU AQUI, POR ACASO!...



sábado, 28 de maio de 2011

" O SANTA" - parte II

 O primeiro ano primário do Santa Marcelina era ( e é até hoje), em um prédio maior, na parte mais
baixa da rua Cardoso de Almeida.Para uma criança de 7 anos, esse parecia, mais ainda, com um castelo...
Em 1.970, era um colégio só para meninas, e fiquei  por 8 anos, fascinada com suas salas, salões nobres, corredores, "aposentos"...
Teatro (minha paixão)? Tinha 3 !!!
O "Auditório" era  ENORME !!! Era onde aconteciam (e acontecem, ainda) as apresentações mais importantes do ano. E onde tínhamos, ás vezes, sessões de cinema.
O "Maria Fumaça" era bem menor, e nele aconteciam nossas apresentações mais internas, e era nele, também, que ensaiávamos cantos e corais... Era quase que... secreto !...
O "terceiro" e último (que não me recordo, como o chamávamos), tinha um palco pequeno, mas o salão era muito grande, com tábuas corridas estreitas, um lance abaixo da "biblioteca", e não tinha cadeiras, só o espaçoso salão. E era nele que fazíamos as nossas inesquecíveis aulas de "Yoga" com a "DONA CELINA"... Era lá, também que tínhamos Educação e Física, em dias de chuva, ou a apresentação de nossa "Feira de Ciências".
Capelas? Uma lindíssima, onde fiz a Primeira Comunhão, aberta para a " Cardoso ", uma Gruta (!!!) de pedra, meio escondida em um dos pátios... e outra, ...na...  "Chácara" !!!
...
   ...A Chácara era um capítulo á parte (-Como pode, um colégio DENTRO de São Paulo, ter uma chácara? Minha cabeça infantil achava aquilo espantoso! ) ...
E ... essa Chácara, era no outro quarteirão, do outro lado da rua, e, chegávamos até ela ... PELO SUBTERRÂNEO !!! ( - Como assim ? Subterrâneo?  ) ...
Sim ! O "Santa " tem um túnel subterrâneo, que atravessa a rua Dr. Alberto Torres, por baixo (!), com portões de ferro, que quando abertos, nos leva á uma "Chácara", cheia de quadras, espaço e árvores !!!
Imaginem o que essa "passagem" produzia na minha poderosa imaginação, em uma época onde nem mesmo os "metrôs" existiam, em São Paulo !
No meio da aula, de repente, uma "Irmã", batia na porta da sala, e avisava : - Daqui 30 minutos, CINEMA no Auditório !
... Que festa ! Nas nossas mentes, o fato de interrompermos, na metade, o dia de aula, para ensaiarmos uma missa na capela, ou assistirmos "Os 10 Mandamentos", "Marcelino, pão e vinho" e coisas do gênero, me faziam apaixonada pelo Colégio ...
Fiz, também, mais ou menos, 6 a 7 anos de piano, lá, em uma ala reservada ao "Conservatório de Piano"...
Ainda hoje, fecho os olhos e ouço meus pequenos passos nervosos, de "sapato boneca", nos looongos caminhos que separavam nossas salas de aula da ala dos pianos ... Com o Colégio já ás escuras, no fim da tarde, quando meus colegas iam para suas casas, mas eu ainda tinha aula de piano, que aflição, passar pelos longos corredores escuros, cheios de portas,que me levavam até lá, onde, ao chegar, inúmeras portinhas guardavam seus pianos, alunas e Irmãs,e, de onde saiam suas notas de Sinfonias de Bach, Chopin, Beethoven e tantos outros!!! Todos os lindos sons, se misturando, nos meus ouvidos e, ainda hoje, nas minhas empoeiradas gavetinhas de lembranças !!!
Lá, tive aulas de etiqueta, aprendi como falar, me comportar, rezar, me portar num ambiente mais formal, bordar, desenhar, fui a recitais ...e despertei minha paixão pelo teatro, pelas letras, pela música ...
Isso tudo, em uma època em que não se ouvia falar em transtorno bipolar, depressão, síndrome do pânico, o alcoolismo era coisa mais rara, e éramos tão mais felizes !!! Aprendíamos a ter educação com os mais velhos, com os ouvidos alheios, com os educadores, com Deus...
Pois bem, continuemos a recordar ...
Em um pátio de recreio, o "VERMELHÃO", óbviamente, com seus pisos vermelhos,
tínhamos uma cantina (onde eu e Ciça, aprendemos a comer "Baconzitos com Coca-Cola" e paçoquinha sobre sorvete Carioca ... Naquela época, ninguém nem sabia o que era "gordura trans"... Bons tempos ! ) e onde uma freira de tapa - olho se enfurnava em uma salinha, que me parecia um "Convés", com sua mesa e baúzinho ... Coisas de pirata (!) , pensava eu... Da janelinha de sua salinha, eu a espiava e "viajava" ! Com a minha "turminha do Santa", cansei de brincar, espiar e imaginar que ela era uma "pirata-freira" ou algo bizarro do tipo ... ( tudo por causa do tal tapa-olho!...) .
A vida das "internas", para nós, era esquisitíssima, e os aposentos das Irmãs, um eterno mistério !
Poesias, descobertas, passagens secretas, mas acima de tudo, berço de grandes amizades !!!
Mas, sobre isso, só conto na parte III ...Até lá !!!

             Vânia e Nádia na entrada do..." Subterrâneo"!!!...


Nossa Feira de Ciências, no salão abaixo da biblioteca...eu (que corte de cabelo ridículo !!!,Suzana, Silvana, Ana Renata...)



Nossos ensaios de teatro no "Maria Fumaça"...
Gi, Mô, Ná e Nelci...





Eu e Gi nos ensaios de teatro...

Nenhum comentário: