PROPÓSITO

PROPÓSIT

Vim ao mundo prá escrever...

Vim prá ler todos os livros...

ver todos os quadros...

" Tirar " todas as fotos...

Sentir na pele, todas as 4 estações...

E viver da troca de idéias, experiências e " energia boa "...

Como se cada dia fosse o último!...

Meu marido me chama de " esganada " !...

Acho que sou.

E é nessa ânsia de registrar cada sensação, decepção ou paixão, sentimento...

Que, a partir de hoje, vou me atirar,

prá tentar cumprir o que sinto e sempre senti:

QUE NÃO ESTOU AQUI, POR ACASO!...



segunda-feira, 6 de junho de 2011

O "Santa" I

Final da década de 60...
Mais precisamente, o "bendito" ano de 1969 (já falei desse ano aqui, na postagem "TUDO")...
Meus pais resolveram me matricular no "pré primário". Disseram-me que  EU  escolheria, em qual das 2 escolas ( que me seriam apresentadas), eu gostaria de estudar.
Primeiro, me levaram a uma escolinha como milhares de outras: salinha de estudos mais "play"...
Gostei. Muito colorida.
Depois, me levaram á uma casa enoooooormeee,toda creme, no alto da rua Cardoso de Almeida, em Perdizes, onde funcionava a pré escola do Colégio Santa Marcelina...
Entramos...
Era um ambiente austero, imenso, com uma lareira (pelo menos, é como me lembro, nem sei se realmente a vi...), com um piano e um chão de madeira que brilhava como um espelho...
Eu nunca havia visto uma freira (Como assim, mãe? Ela é "Esposa de Jesuuuuus"...???...) e quando a primeira delas me apareceu, naquele ambiente que, aos meus olhos de 5 para 6 anos, era tão imenso, limpo, majestoso, quase...nobre...(e ainda tinha as tais "salinhas coloridas", lá no fundo, e o tal "parquinho" !!!)...o quadro se completou.
Era como frequentar um castelo, cheio de histórias e mistérios...
Não tive a menor dúvida!
Era ali que eu queria estudar!...
Meus pais se espantaram com a minha escolha ( em outra vida, devo ter tido um "pé" na Côrte...).
Em vez do aconchego e das cores em maior quantidade da primeira escola, escolhera o mais sério, grandioso (podia
intimidar os mais medrosos...) e com aquelas senhoras, cobertas de panos, cruzes e toucas, imagens que poderiam causar um certo "estranhamento"a muitas crianças da minha idade...
Perguntaram-me se tinha certeza.
-Siiiimmmm! - Respondi.
No primeiro dia de aula, excitação, fotos com o irmãozinho bebê e uniforme! Meus pais seguiram a minha perua escolar até a porta do colégio. Medo. Euforia.
Jamais vou me esquecer do "Dia do Tanque de Areia", da competição, com direito á prenda para o mais rápido, na formação das palavras ditadas com as letrinhas soltas da cartilha "Caminho Suave" (Eu sempre vencia e saia do jogo. Era "hors concours"...), do cheiro do plástico das nossas lancheiras, do cheiro das massinhas de modelar e do cheiro do suco de laranja nas nossas garrafinhas...das aulas de "bandinha" onde eu tocava triângulo e começava lá, no "castelo" das Perdizes, a escrever a minha história!!!...
Eu, na minha primeira festa junina do Santa, no pré, aos 6 anos...

Excursão ao Jardim Botânico com o 3º ano primário do Santa (de baixo para cima, da esquerda para a direita) Sandrinha,Maria Lúcia e eu, com sorriso safado...Em cima,Angélica,Suzana, Viviane e uma pequenininha que não me lembro o nome...)...


Minha Primeira Comunhão no Santa, com Nelma, eu, Suzana e Sandrinha...


Nenhum comentário: