PROPÓSITO

PROPÓSIT

Vim ao mundo prá escrever...

Vim prá ler todos os livros...

ver todos os quadros...

" Tirar " todas as fotos...

Sentir na pele, todas as 4 estações...

E viver da troca de idéias, experiências e " energia boa "...

Como se cada dia fosse o último!...

Meu marido me chama de " esganada " !...

Acho que sou.

E é nessa ânsia de registrar cada sensação, decepção ou paixão, sentimento...

Que, a partir de hoje, vou me atirar,

prá tentar cumprir o que sinto e sempre senti:

QUE NÃO ESTOU AQUI, POR ACASO!...



domingo, 28 de agosto de 2011

Igarapava-Parte II

 Na sua casa térrea, com um bom quintal nos fundos e gostosa varanda na frente, a duas quadras da casa de meu avô, 3 filhos (2 meninas e um menino), cozinheira de mão cheia (Ah!!! Suas esfihas, seu bife, seu milho refogado!!!), uma alegria contagiante, sempre cheia de piadas e casos engraçados da escola prá contar (Sabe como é, professora primária, de "gente pequena", escuta cada uma!!!), morava minha tia Dirséia (é eu sei que você nunca escutou esse nome antes...eu também não...Só ela se chama assim!...).
Suas crianças: minhas amadíssimas primas Isabel (apenas 1 ano mais nova que eu), Valerinha ( a caçula, uns 4 a 5 anos mais nova) e César (pouco mais velho que meu irmão e mais novo que eu). Enfim, 3 crianças com quem podíamos brincar!!! Quanta guerra de travesseiros e "esconde -esconde" em quarto escuro -brincadeira que nomeamos de escurinho, nos divertiram em váaaarias temporadas de férias!!! Até cama, chegamos a quebrar, uma vez, com nossas primas de São Caetano do Sul, Bel e Kiki!!! Que bagunça ,que alegria ao nos encontrarmos!
Isabel, Valéria, César, Tia Dirséia e Tio Valdir , que ora tinha bar- com aqueles baleiros que giravam (lembra?), ora tinha açougue (ah! Os bifes!!!),esperavam a "turma de São Paulo" , sempre prontos para armar uma verdadeira festa com a nossa chegada!!!
   Tudo começava semanas antes das férias, com uma preparação intensa da minha mãe...
Ela sempre teve o costume de levar presentinhos para todos, mesmo que não fosse aniversário ou Natal.
   Íamos á loja Sears da "Água Branca"e nossa (!), como era indescritível a minha alegria quando dezembro se aproximava e a Sears se enfeitava para o Natal!!!... Como era mágico entrar lá e ver os enfeites á venda, aquelas bolas que, ao menor descuido, se espatifavam no chão e eu, através de sua superfície espelhada, via dezenas de "minis-Maria- Alices"!...
Tudo iluminado por aqueles piscas maiores e mais antigos, mas que, aos meus olhos infantis, eram tão, tão, tão  coloridos e fascinantes!
   Ok! Embrulhada e nomeada a montanha de presentes e lembrancinhas, vinha a fase de arrumação da malas e de uma verdadeira cesta de piqueniques, para manter meu pai bem acordado, na hora de dirigir na estrada, e nos tirar do tédio, já que, quando eu era menor, só tinha no carro um rádio que não pegava nada na estrada, e ninguém ainda tinha toca fitas...
   Na estrada, aprendi com minha mãe e meu pai, a admirar o verde do mato, as cores do céu, quando o dia está indo embora, a beleza das fases da lua e do brilho das estrelas...
 Íamos, admirando a paisagem, comendo pães de queijo (minha mãe é mineira), com guaraná caçulinha,
lendo revistinhas de "Tio Patinhas" ( A Turma da Mônica" começou a "dar seus primeiros passos" nessa época e me lembro de quando comprei a número 1..em um feriado de maio em...Igarapava!!!).
Tanta coisa prá lembrar,tanta cor,sabor e cheiro que, ainda, me aquecem a alma!!!

...
...
(Daqui alguns dias, a parte III...)
...
   ...
           Sears, a loja da minha infância e eu, feliz e descalça, na casa do meu avô Juca, com o tal portãozinho, que rangia e batia , ao fechar e, de qual barulho, até hoje, se fechar os olhos, consigo escutar...
                                                                                                                 
                                                                                                             
Meu tio Betão, eu ,de dama, para variar,e meu irmão com as bolas espelhadas ,penduradas na nossa árvore, da Sears, ao fundo, em São Paulo...
Meus primos de São Caetano( Kiki, ao meu lado em pé,e, agachados , Júnior, Bel e a pequena Lílian), na casa da minha tia em São Caetano do Sul...

Vó Ariza,minha mãe, Izabel, Neto (meu irmão) e eu,na casa do Vô Juca...
No alpendre do meu vô, meu pai, Neto (meu irmão), 
tia Mariza (com seus lindos cabelos loiros) e eu (Lá atrás,minhas avós materna e Ariza...)
A alegria da minha tia Dirséia em receber-nos em um almoço no seu quintal (Cézinha, de costas, Neto, tia e vô.Do outro lado da mesa, eu pai e Chico...)
Noite de Natal na tia Dirséia, com Valérinha no sofá, eu, de boné, com Izabel e meu pai...(olha as bolas espelhadas de novo!).
Família na frente da chácara do meu avô (minha vó materna, Alice, a vó Ariza, eu, Tia Lica (irmã de meu avô), minha mãe com Neto no colo.Atrás, 
tia Mariza e vô Juca.


Casamento da Mariza e Chico (e eu de daminha...rsrsrs)
Propagandas de Natal que marcaram minha infância... :







Um comentário:

Talyta Lima disse...

Tia, adorei a história! Vcs aprontavam hein, quebraram a cama da casa da vó?! hehehe
Ah, vc não vai acreditar, mas o Tio César achou outra mulher que tbm chama Dirsea!
Bjus
Ansiosa pela continuação!!!