PROPÓSITO

PROPÓSIT

Vim ao mundo prá escrever...

Vim prá ler todos os livros...

ver todos os quadros...

" Tirar " todas as fotos...

Sentir na pele, todas as 4 estações...

E viver da troca de idéias, experiências e " energia boa "...

Como se cada dia fosse o último!...

Meu marido me chama de " esganada " !...

Acho que sou.

E é nessa ânsia de registrar cada sensação, decepção ou paixão, sentimento...

Que, a partir de hoje, vou me atirar,

prá tentar cumprir o que sinto e sempre senti:

QUE NÃO ESTOU AQUI, POR ACASO!...



sábado, 3 de setembro de 2011

Dias e noites de infância em Igarapava -parte III ( parte III )

   Dos 6 anos, de onde vêm minhas primeiras lembranças de lá, até os 13, 14 anos ( que já entramos, então, em outra fase), são intermináveis e deliciosas recordações que guardo na mente e no coração...
   Antes da Globo exibir a novela " Gabriela, Cravo e Canela " (de Jorge Amado), na qual, Sônia Braga, a protagonista, era chamada por Nacib, seu patrão e dono do bar Vesúvio, pelo diminutivo de Bié, a minha prima Isabel Cristine, que por sua morenice sensual, muito se assemelhava a ela e herdou, na adolescência, seu apelido, para nós, familiares e amigos, ainda era só... Isabel...ou, simplesmente..Cris...
   Para ela, escrevia cartas em uma época que os telefonemas para lá eram caros e difíceis, só por intermédio de telefonistas...
   Escrevia e recebia suas respostas.Contávamos nos dedos os dias que faltavam para as nossas férias de julho e de final de ano...Após o Natal e o Reveillón (que passávamos, sempre, em Igarapava),era comum que minha tia e os primos viessem para São Paulo por alguns dias, ou então, Isabel vinha comigo para São Paulo e, depois de alguns dias, ou meus tios a buscavam, ou nós (eu e meus pais), a levávamos de volta...Mas passávamos juntas, com certeza, no mínimo, 2 a 3 semanas, em cada uma das duas férias anuais,que, naqueles anos, eram tão longas!!!
   Quem é da minha idade, deve se lembrar, tínhamos toooodo o mês de julho, e, do final de novembro, até começo de MARÇO (!!!), na virada do ano...
   Como brincávamos muito mais do que as crianças de agora!!!
   Íamos a uma praça enorme, com uma "FONTE LUMINOSA", (na verdade, uma miniatura da atual fonte do Ibirapuera...) e lá, no seu coreto, vi, uma vez, meu avô Juca, tocando seu trombone, na banda municipal, em um final de semana...Incrível!...Meu avô, tocava...TROMBONE!!!
   Lá, aprendi a chupar cana e tomar garapa, conheci fazendas magníficas e centenárias, dos "primos ricos" de meu pai, tomei sorvetes inequecíveis na " SORVETERIA PRIMAVERA", me deliciei com um bombom chamado "OLHO DE SOGRA" que só tinha para vender, no "Abud" (uma "vendinha" ) de Igarapava, e aprendi a gostar de Roberto Carlos, depois de "balzaquiana", de tanto que o escutei, na minha infância, nos alto-falantes do "Clube Madrugada", nos meus intermináveis dias de "piscina-o-dia-todo-sem-filtro-solar"...
   Tomei banhos de "chuvas de verão", no meio da rua, sem medo de raios e trovões (naquela época, as chuvas de verão,caíam por 5 minutos, paravam e se abria um lindo dia de sol... e cair um raio, em alguém, era coisa tão difícil, que nem ouvíamos falar...) ! Ensopadas e felizes, no trajeto de 2 quadras entre a casa da minha tia e a do meu avô, curtíamos a chuva e depois, fatalmente, quando o sol ressurgia, sempre tinha um arco-íris, para admirar!...
    Tínhamos, tão mais, ...
                                       ...HORIZONTE!!!...
   Foi lá, também, que comecei a me apaixonar por cinema e pelos filmes de "western" (Sempre tinha um, passando na matinê, do único cinema da cidade.)...
   Saí em procissões na Semana Santa, com vela e tudo, e vi interrompidos, almoços, no comecinho de  Janeiro, para receber os membros da " Folia de Reis", na casa de minha tia...Eles "batiam palmas" no portão e devíamos abrir a porta e convidá-los a entrar, cantar, dançar e dar-lhes uns trocados, que eram para trazer felicidade e sorte para a família que os recebia e para  fazerem uma festa, com o total das doações, nas fazendas vizinhas, no "Dia de Reis", 6 de janeiro.
   Passei dias muito felizes da minha infância naquela cidadezinha onde, ainda hoje, moram os dois tios, meio-irmãos de meu pai (Nilton e Beto), e alguns conhecidos antigos.Mas não vou lá, há muitos, muuuuitos anos...
   Após meu avô falecer, num 1º de Janeiro (um dos únicos que não passamos lá,quando eu tinha uns 12 anos),em pleno reveillón, onde, no meio de uma conversa, pensaram que ele estivesse só cochilando, minha tia Dirséia se mudou de lá para Ribeirão Preto...Mas, na minha adolescência, entre 13 e 20 anos, apesar de ter saboreado dias e noites em Ribeirão Preto (que amo, até hoje, de paixão), também vivi coisas, com Isabel, que preciso, com certeza, registrar aqui, antes de encerrar os assuntos, sobre a nossa IGARAPAVA!...


Roberto Carlos...Lembranças das tardes de sol no "Madrugada"...




Gabriela, Cravo e Canela,novela que mudou o modo como eu chamava minha prima Isabel...





Essa música do MPB4, era a minha preferida da novela que marcou uma época!...( Porto)...A cara da Bahia














E agora, dois filmes western ("de cowboy") que marcaram a minha infância: "Django" e "O Dólar Furado"...
(Hoje, acho Django, rídículo, mas na época, eu adorava!!!)






Nenhum comentário: