PROPÓSITO

PROPÓSIT

Vim ao mundo prá escrever...

Vim prá ler todos os livros...

ver todos os quadros...

" Tirar " todas as fotos...

Sentir na pele, todas as 4 estações...

E viver da troca de idéias, experiências e " energia boa "...

Como se cada dia fosse o último!...

Meu marido me chama de " esganada " !...

Acho que sou.

E é nessa ânsia de registrar cada sensação, decepção ou paixão, sentimento...

Que, a partir de hoje, vou me atirar,

prá tentar cumprir o que sinto e sempre senti:

QUE NÃO ESTOU AQUI, POR ACASO!...



domingo, 11 de setembro de 2011

Igarapava- parte IV -última parte sobre infância em Igarapava

   Tia Mariza,que eu hoje, chamo só de Mariza, por causa da nossa pouca diferença de idade (10 anos),quando eu tinha 5 para 6 anos, começou a namorar um "bonitão de bigodes", que tinha um Gordini e era ( e ainda é), muito "gente boa"..., o " Chico"...
Foi um dos meus melhores amigos e conselheiros, na minha rebelde adolescência, e não foi só por ter me conquistado com chocolates e "vacas -pretas" (mistura deliciosa de sorvete de ameixa com Coca Cola, que só tinha na Sorveteria Primavera de Igarapava,e hoje, aqui em São Paulo, fazem, sabe-se lá porquê, com sorvete de chocolate... Deve ser mais "vendável" ...)!...
Ele, nos "subornava", a mim e á Isabel (ou Cris, como queiram...),ainda pequenas, quando saíamos de "velas" ( a " iluminar" e "vigiar" o jovem casal )...
Como "nunca fui santa", ganhava o chocolate para dar uma volta na praça e deixá-los a sós, saia beeeeemmm devagarinho, e, quando percebia que saía do seu ângulo de visão, disparava a correr e me "achegava" si-len-ci-o-sa-men-te, na  "pon-ta- dos- pés", escondida, atrás do banco em que estavam sentados, para ver os beijos e "amassos"...Depois, quando achava que já tinha sido "sacana" o suficiente, saía de trás do banco, "pé ante pé", sem ser percebida, e reaparecia, com cara de anjo, pelo caminho esperado...Dava muita risada da ingenuidade deles, em achar que me enganariam, com bombons e chocolates!!! Afinal, eu estava ali, para cumprir a missão de vigiá-los!!!(rsrsrsrsrs!)
Ok...Não é só pelas "guloseimas" que me simpatizei com o Chico, e o tive como grande amigo, por aaaaaanooos a fio!...Mas sim, por seu companheirismo, sua paixão pela minha linda tia Mariza, e por sua "luz", sempre a me orientar, nos meus problemáticos temores juvenis!...
   Os anos foram passando, passando, deixando registrados, na minha memória, "flashes" carregados de cor e emoção...
   As festas de aniversário de Igarapava eram animadíssimas!!! Dezenas ou centenas de mesas (não tenho números), em uma praça iluminada, onde um bingo divertido, premiava os presentes, com frangos assados, embrulhados em papéis celofanes coloridos,que tratávamos de comer ali mesmo!!! (Meio bizarro para hoje, mas na época, fazia o maior sucesso!)
   Duas outra tias, irmãs de meu pai, por parte de pai e mãe,iam nas festas, em geral, de fim de ano, agregar a numerosa família de filhos de meu avô : meu pai,Sansão,minhas tias que não moravam lá, irmãs de meu pai, por parte de pai e mãe,Tias Joana D'Arc e Swamia, a tia Dirséia (que morava a 2 quadras de meu avô), e os 3 tios solteiros, mais novos, do segundo casamento de meu avô (Humberto Christnamurt- acho que é assim que se escreve, Mariza e Niltom. Exatamente! Você pensou certo! Meu avô, era meio assim...."excêntrico", e adorava colocar nomes estranhos e bíblicos nos filhos...E só os 2 caçulas, Niltom e Mariza, escaparam da criatividade do "Sr. Juca"...
   Pois bem, Tia Joana e seu marido, meu tio Lindolfo, chegavam de Riolândia, com sua duas filhinhas,Giselda e Gislene,(hoje, simplesmente, Zelda e Leninha),  menores que eu, 4 a 5 anos, e tia Swamia,chegava de São Caetano do Sul, com meu tio César, com seus 5 filhos (Isabel-Bel, Maria Cristina-Kiki, Júnior, Lilian e Maria Luiza, ou "Piolho", por ser a pequenininha da família...),por volta do dia 23 de dezembro.Então, a bagunça se completava!
   Na infância, eu e Isabel (ou Cris, da tia Dirséia), éramos mais próximas de Bel, 3 anos mais velha que nós, Kiki, 1 ano mais velha que eu, e Júnior,2 anos a mais que eu...
   Meu Deus!!! Juntos, 12 primos, em um Natal e Reveillón, em uma época em que telefonemas eram difíceis, MSN, SMS, e-mails e Skypes, não existiam, era um verdadeiro acontecimento!!! E dormirmos todos juntos, então, era de enlouquecer, de felicidade!
   Visitávamos ranchos,nadávamos no Rio Grande, que separa São Paulo de Minas Gerais, ouvíamos muita música, na minha inseparável vitrolinha branca e vermelha, dançávamos, cantávamos e curtíamos cada segundo daquelas férias que pareciam tão longas, que seriam capazes de durar uma vida inteira!...
   Nos empaturrávamos com as delícias feitas pelas mãos talentosas da tia Dirséia, e nos admirávamos com a voz afinadíssima e poderosa do meu tio Valdir, a cantar músicas de Agnaldo Timóteo,sempre bem humorado, sem jamais , em nenhuma hipótese, supormos que o verdadeiro e famoso cantor das canções do "tio Valdir", um dia iria parar em Brasília, defendendo posições políticas...Vida imprevisível!...
   Sabíamos, apenas e com certeza,...que estava tudo,...em seu devido lugar!...
Mandy...De 1975,uma das preferidas da Bel...




Júnior...de 1974,eu também tinha esse disco, e me lembro de adorarmos essa música...
Eu, Júnior,Bel e Kiki...


Lílian, no colo de tia Swamia, vô Juca, mãe, pai com Neto, meu irmão ao colo,á frente,Júnior,Bel,eu e Kiki ( metidézimas!!!).


Dá para notar, como eu era metida? Farra com as primas, Bel, Kiki e Lílian

Mãe , com meu irmão ao colo, minha tia Swamia  e meu vô Juca...

Meu irmão e Lílian, quase da mesma idade...

Bel (loira), Kiki ( ao meu lado, de azul marinho), e a de cabelos curtinhos, acima de mim,uma outra amiguinha,do coração,(que eu até chamava de prima , também), Dedé...no meu birthday de 6 anos...

Meu pai, com o Chico e seu bigode!!!


Nenhum comentário: