PROPÓSITO

PROPÓSIT

Vim ao mundo prá escrever...

Vim prá ler todos os livros...

ver todos os quadros...

" Tirar " todas as fotos...

Sentir na pele, todas as 4 estações...

E viver da troca de idéias, experiências e " energia boa "...

Como se cada dia fosse o último!...

Meu marido me chama de " esganada " !...

Acho que sou.

E é nessa ânsia de registrar cada sensação, decepção ou paixão, sentimento...

Que, a partir de hoje, vou me atirar,

prá tentar cumprir o que sinto e sempre senti:

QUE NÃO ESTOU AQUI, POR ACASO!...



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Igarapava - última parte...( "chuiff "!!! )ou parte V - Quando éramos jovens...

   Junto com os 13 anos, veio a fase do "footing"...
   Eu sei que essa palavra não é da época da maioria dos usuários da internet ,tão atual, mas também não era da minha...
   Mas quando eu e Isabel , nos arrumávamos bonitas, para ir á lanchonete da cidade, á noite, bronzeadas pelo sol intenso de Igarapava, nas nossas tardes no Clube Madrugada ou no Country Club (no caminho para Uberaba, margeando o Rio Grande), lembro-me de ouvir minha tia Mariza e os outros adultos, em volta, dizerem que íamos fazer "footing"...
   Fazer "footing" consistia em ficarmos em algum "point" da cidade, lanchonete, sorveteria ou praça, e observarmos os rapazes que passavam a pé ou de carro, e, como eu era a "garota de São Paulo", lógicamente, fazia um certo sucesso, por ser uma "novidade na cidade"...
   Tive amores e "paixonites de verão" ( Beto, Zé, Lázaro, Chú, Fernando), "filhos de Igarapava" e tantas outras, deslumbrantes lembranças, com namorados de outros lugares, que, ou foram comigo e minha família, ou me encontraram lá( Ricardo, Sérginho...)...Todas puras, românticas, inesquecíveis, algumas mais marcantes e muito mais especiais que outras, é verdade...Isabel, por volta de 1978, mais ou menos, recebeu o apelido de Bié, graças á novela de Jorge Amado, e sua semelhança com a protagonista, e namorava , apaixonadamente, o Serginho Abud...
   Tantas risadas, carnavais, bailes memoráveis, já que não tinha ainda, nenhuma danceteria de verdade, ali, na época.
   Debutei em "Iga" (Sim!!! De-bu-tei!!!), em um grande baile, organizado pelo Rotary Club e, a programação do "Debut", consistia em missa, coquetel e "baile com um artista famoso".
   Como, em Igarapava não pegava Rede Globo ainda, a única transmissão que chegava lá, era da extinta Tv Tupi. Então, a cidade chamou um ator da Tupi: Flávio Galvão. Como, então, ele já era um ator bem mais velho que nós, debutantes, e, ainda por cima era da Tupi, e não da Globo, aos meus olhos de "adolescente paulista", eu estava pagando o maior "Mico" em dançar com ele (rsrsrs...).Achava tudo, ridículo, mas, quem estava na chuva, era para se molhar, e o fato de debutar, me liberava, aos olhos caretas do meu pai, para começar a frequentar os bailes da cidade...
  Ficaria bem mais feliz, se tivessem chamado um "Lauro Corona"(mais condizente com a nossa idade),mas não chamaram... Paciência.
 No baile, comecei a namorar (por, se não me engano, poucas horas,rsrsrs...), o (bem bonitinho, na época)"Zé Bola", cujo nome estranho,  "Laudemiro", era para mim, pior do que o apelido...
   Passado o baile,  no qual, a maquiagem teve que disfarçar as marcas de uma "catapora mais rúbeola "(só comigo, porque desgraça pouca é bobagem! ), que havia contraído, 2 semanas antes, e me fez perder o coquetel, pude, por assim dizer, frequentar , além dos bailes de "Igá", os bailes das cidades vizinhas (Uberaba, Aramina, Ituverava e Usina Junqueira).
   Grandes noites me esperavam!!!
   E, quando minha tia Dirséia se mudou para Ribeirão Preto, eu continuei a ir aos bailes de Iga e me hospedar na casa de uma prima (por parte de pai), da minha prima Isabel, Rute e sua família, que sempre me acolheu com  muita hospitalidade!
   Os carnavais de lá, graças ao bom Deus, começavam na 5ª ou 6ª feira e iam até a 3ª feira e ponto.Na 4ª feira de cinzas, eu estava tão acabada que, se durasse mais um dia, não sei se sobreviveria...
   Não podíamos acordar muito tarde porque o sol nos aguardava nos clubes.Tínhamos que estar bronzeadas para o baile...Passeios de lancha no Country ou piscina no Madrugada...
   Á tarde, banho, arrumar as fantasias, e tínhamos, sempre, alguma festa, na casa de alguém ( galinhadas, peixadas, churrascadas). Tudo isso, com muita cerveja e música boa de violão, tocados por nossos amigos, Pio e Chico Bola, esse último, namorado da minha quase xará, Alice Maria.Eles, simplesmente, arrasavam no instrumento!!!
   Depois da festa, onde nos "aquecíamos" para pular a noite toda, íamos para o baile!
   Dentro do salão, conhecíamos, praticamente, todo mundo! As "marchinhas" eram ÓTIMAS!!! "Brincávamos" MUIIIIIIIITOOO, o carnaval!
   Bebíamos um pouco, é claro, ainda mais, em uma época que o alcoolismo, para nós, nos parecia uma coisa tão distante e impossível...Dávamos uns beijinhos básicos nos namoradinhos da época, ou paquerávamos o próximo, mas, principalmente, PULÁVAMOS CARNAVAL!!!... Quanto pique, quanto suor,"oh! quanta alegria" ! Nos intervalos das seleções (sequência de músicas, tocadas pela banda), saíamos fora do clube, na praça em frente, para nos refrescarmos com o arzinho molhado de orvalho, daquelas madrugadas-lindas -de -céu -estrelado- do- interior...(Afinal, naquela época, ninguém tinha ar condicionado!!!)
   Ficávamos até o final do baile.Os pais e tios, compravam mesa, vinham no início, davam aquela "vigiada básica", mas logo se cansavam e iam cedo embora...Fazíamos blocos e pulávamos com a roupa do bloco em 2 das 5 noites.Nas outras 3 noites, fantasias nossas ou roupas gostosas para se brincar o carnaval. O bloco do Lança-Perfume e o da Luminosidade me marcaram demais!
   A "moçada" ficava até o fim, que, em geral, era ás 5 da madrugada...Íamos, então, a pé, até o Bar Imperial, tomar canja de galinha, para repor as energias, ver o sol nascer, comentar o baile e "curar a ressaca"...
   Ás 6.30, 7 horas, cada um ia para sua casa, dormir um pouco, porque já, já, era hora de "tomar um sol" e começar tudo de novo!
   Haja fôlego, para aguentar as 5 noites!!!
  Geralmente, eu ia para Igarapava, uma semana antes do carnaval começar , para ir preparando as fantasias, ensaiar o chocalho de latinhas de Skoll, para sair no Bloco de rua, que saía em 2 noites, e pular o "Grito de Carnaval" que, se não me engano, era em cidades vizinhas, Aramina, Uberaba, Ituverava...Que saudades!...
   Lembro-me com saudade , das festas, na cidade e nos ranchos da região, da garapa, que íamos, em turma, tomar na barraca da estrada, ao lado dos canaviais,das tardes e noites, ouvindo Pio e Chico a me "educar a gostar de Tom, Chico, Miúcha, MPB4, João Gilberto, Elba, Zé Ramalho, Alceu e tantos outros de nossa MPB...Sou rockeira, mas minha porção Disco e MPB também batem muito forte em mim...E a  "parte MPB", com certeza, foi cultivada, inicialmente lá, com eles...Até serenata, á moda antiga, recebíamos, em noites que o grupo de rapazes de lá, resolvia fazer um "tour" pelas casas das meninas da nossa turma...
    Não me esqueço, com saudade no coração, de madrugadas inteiras, ouvindo e cantando boa música, tomando cerveja, e comendo uma calabresinha, um queijinho temperado, no "Posto de gasolina de beira de estrada, dos pais da Jackie e da Tita", das risadas da Renatinha, do Ricardinho, da Nilzinha, do Chú, do Jacaré, do Rinaldo, Ândrea, Djalma e tantos outros!!!
   Imagino eu, que nem de longe, passa hoje, pela cabeça deles (vão saber, agora), como me marcaram, tão profundamente, e quanta  saudade sinto daqueles bailes, daqueles encontros ( o de Reveillón, então, era formidável!), daquelas tardes, daquelas noites, daquelas madrugadas!!!
   Foi em um banco, daquela Igreja Matriz, com vagalumes a iluminar a noite (não vejo um ,há muitos anos!),que tive uma das noites mais doces, marcantes e românticas da minha vida!!!
  Enfim, aos poucos, com a mudança de minha tia e primos, a morte de meu avô e a vida agitada de faculdade em São Paulo, fui me afastando de "Igá", mas, no fundo do meu coração, ela, Igá, nunca mais se afastou de mim...



                               

   "Igarapava", na voz de meu querido amigo ( e Talentosíssimo), Chico Bola...As fotos, apesar de me aquecerem o coração, não fazem jus á beleza desses lugares, dos quais me lembro mais bonitos e coloridos, pela energia boa dos meus bons amigos que enfeitavam o lugar...


Ah! Ouvindo esse som do Zé Ramalho, nos fins de tarde, no Imperial...





Eu e Flávio Galvão no meu "Debut" em Igá...



Se não me engano, éramos 53 debutantes...(e eu, a mais baixinha...rsrsrs),E atrás, o muro que fazia divisa com a chácara do meu avô...Dá até, para ver os pés de manga...


Eu e "Zé Bola" ( Laudemiro), namoramos, acho que só no dia do baile...(rsrsrs...)
(olha os ternos da época!!!rsrsrs)


Bagunças de Natal...(pai, mãe, meu irmão gordinho, Bié,Giselda  e César).

Meu primo Júnior(super magro!!!),vó Ariza, vô Juca,Kiki (de óculos), Bié, eu, Valéria (escondidinha) Meu irmão Neto, com cara de bobo,na frente, e César, em fim de ano com os primos...)
Troca de presentes...
A "prima da minha prima" Isabel (Bié), Rute, hoje, advogada em Igá, seu namorado e hoje, marido, e Valéria, minha priminha...
Meu primo Júnior, abrindo uma cerveja, comigo ao lado, e César, na noite de Natal...
A varanda gostosa da minha tia em Iga, com Valéria, Selda, tio Valdir, Neto, mãe e tia Dirséia...curtindo dias de ócio e bagunças...

 Nosso bloco do Grêmio Igarapavense,na rua...Eu, de cinto preto, com chacoallho de latinhas...

Eu,em umas das festas, nos fundos de uma casa antiga de Igá (tipo chácara), antes de ir para os bailes...
Mais uma de festa-esquenta para o baile de carnaval...Nessa, aparecem minhas primas Kiki (de óculos) e  Bié, os amigos Alice Maria e Chico Bola...



Conjunto que ouvimos muito, no Natal acima...(Electric Light Orchestra)



Ouvíamos essa demais, também, nos carnavais de Igarapava...com Miúcha, Tom e Chico...

Um comentário:

Anônimo disse...

Má, uma delícia perceber que temos momentos tão felizes vividos que continuam repercutindo por toda nossa vida...parabéns por todas estas delícias...e que venham muitas mais...bjão da prima Simone.