PROPÓSITO

PROPÓSIT

Vim ao mundo prá escrever...

Vim prá ler todos os livros...

ver todos os quadros...

" Tirar " todas as fotos...

Sentir na pele, todas as 4 estações...

E viver da troca de idéias, experiências e " energia boa "...

Como se cada dia fosse o último!...

Meu marido me chama de " esganada " !...

Acho que sou.

E é nessa ânsia de registrar cada sensação, decepção ou paixão, sentimento...

Que, a partir de hoje, vou me atirar,

prá tentar cumprir o que sinto e sempre senti:

QUE NÃO ESTOU AQUI, POR ACASO!...



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Um Caso de Amor





 Televisão ligada, eu me refazendo da cirurgia, ainda no quarto do hospital... e anunciam seu nome para sediar a abertura da Copa.
   Por mais que eu sinta que vai ser melhor sair da cidade, nos dias loucos da Copa que virão, com flanelinhas extorquindo os cidadãos que são tão donos das ruas quanto eles, sabendo que a esteira de malas dos aeroportos, continuarão naquela desordem que sempre foram, os assaltos a turistas ocorrerão, e o trânsito se tornará mais inviável do que já é...
   Embora saiba de tudo isso, como a apaixonada por você que sou, semicerro meus olhos e finjo não enxergar seus defeitos...
   Desvio meus pensamentos, e aquela lágrima que rola sempre (teimosa!...), escorre na face, cheia de orgulho, de emoção, por essa decisão, já esperada.
   Acho que te amo, desde que nasci e, a você, admiro tanto!!!
   Da sua beleza, que somente eu e uns poucos, que deixam, ás vezes, a pressa que nos é imposta, todos os dias, de lado, e param prá observar suas belezas...
   Calor que me amornece o peito, quando vejo seus ateliês da Vila Madalena (tão coloridos!), suas manhãs de sábado, no Parque Villa Lobos, suas vitrines sofisticadas, com sua gente linda, desfilando na Oscar Freire, Lorena, Iguatemi...
  A delícia de seus restaurantes que , mesmo se eu jantasse fora, todos os dias da semana, quando conhecesse o último dos desejados, já se teria  aberto dezenas de novos, estupendos, como tudo o que você, quando quer, sabe fazer...
   Admiro, envaidecida, o projeto Pomar, na beirada das marginais, com meus olhos de amante, e, novamente, evito pensar na sujeira de seus rios que  se escondem atrás de tantas flores...
   E a Paulista? No Natal?...Tão linda quanto Nova York ou Gramado (com conhecimento de causa!)!!!
   E eu fico, "toda besta", ao ver os pedestres e os carros parando para ver tanta beleza, tanta luz, tanta magia!
   O Museu de Arte Sacra, com seu Presépio Napolitano, o Mosteiro de São Bento, com seus cantos gregorianos e seus bolos charmosos, feitos pelos monges, o sorvete de coco, com calda quente de doce de abóbora, do Café do Pátio do Colégio...Onde tem?
   Só aqui! Só você tem!!!
   E quando quero achar aquilo que penso que não existe? Entro no Google e..."Voilá"!!! Existe! E tem um lugar em São Paulo, que vende ou faz!...
   Só você mesmo, minha cidade...A-DO-RA-DA!
   Seus museus ( do Futebol, Da Língua Portuguesa...), seus parques( Ibirapuera, do Povo...), aquelas ruas que, ao nos desviarmos dos nossos caminhos, sem querer,ao nos perdermos nelas, pensamos:
   -Nossa! Moro aqui desde que nasci, e nem sabia que esse lugar existia!
   ...
    ...
      ...
   Seu Mercadão, com sanduichão de mortadela, seus teatros ( tantos!), seus megacinemas, a gente se esbarrando com famosos nas ruas e lojas e, dissimulados, fingindo que nem percebemos, ou que isso,para nós, paulistas, é tão nooormaaaaalllll (cheios de atitude...)!!!...
   E a beleza arquitetônica de seus monumentos (Ipiranga, Memorial, Municipal,Estação da Luz ), prédios ( Copan, Banespa, Masp,prédios da Berrini), viadutos (Ponte Estaiada) etc...
   "Rua das noivas","Rua dos móveis", "Rua da decoração","Rua dos quadros", rua disso ou daquilo...de tudo...você tem!
   Shoppings lindos, ruas com história, e um povo centrado, que tanto trabalha, como formiguinha, mas que, quando precisa, desvaira em megashows e nas suas noites, que assim como Sinatra cantou para New York,para mim você também é "The city that never sleeps"...
   Te sinto grande, a nos alimentar com suas pizzas, sua arte, sua pujança...Te sinto mãe, que a tantos filhos acolhe, cheios de sonhos e temores...
   Te sinto tão minha, e, em cada canto seu, me reconheço, louca, linda, cheia de vigor e de segredos!
   Te amo tanto!!!
   E acho mesmo, que se for para a Copa ter a abertura em algum lugar desse imenso e mal administrado país, que seja aqui, no seu chão...
...que carrega não só minha alma, mas essa (tão explorada , subnutrida de cultura e bons valores, explorada ) nação!!!...

Um comentário:

MONICA disse...

MALI COMO SEMPRE MUITO TOCANTE,PRINCIPALMANTE QUANDO ESTAMOS LONGE COMO EU,DEU UMA SAUDADE DANADA